Você sabe como evitar uma briga familiar?

Quem nunca teve um desentendimento familiar? Só quem vive numa ilha isolada do mundo, e ainda sim a pessoa brigaria com ela mesma. No mundo em que vivemos, as brigas familiares, infelizmente, são uma constante em nossa vidas. Até a pessoa mais espiritualizada já se desentendeu alguma vez ou presenciou essa situação desagradável. Estamos lidando com pessoas, pessoas tem opiniões e visões diferentes, estas visões e opiniões diferentes geram ou argumentações inteligentes ou brigas sem sentido. Mas a pergunta é: você sabe como evitar uma briga familiar? Nem a gente. Mas nós temos algumas dicas para você que pode ajudá-lo(a) a amenizar ou minimizar o drama.

1-) Concorde com o direito da pessoa ter uma opinião diferente da sua

Isso já resolve metade do drama, pois você sabendo que a pessoa está no direito dela de dizer o que acredita ser certo ( o que não necessariamente o é), você já vai se acalmar e ouvi-la pacientemente, sem interrompê-la e sem se sentir injustiçado, afinal ela pode até falar algo, o que não significa ser verdade. Isso provavelmente já corta o tempo gasto na gritaria.

2-) Admita quando estiver errado e peça desculpas

Algo muito difícil para pessoas orgulhosas, admitir quando está errado já acalma seu acusador se ele estiver certo na sua reclamação. Eu errei, entendi mal, eu estava enganado… Peça desculpas, mesmo que a pessoa não aceite, esse ato  já mostra que você quer terminar com a briga e não teve a intenção de ofender ninguém.

3-) Se for você que quer conversar sobre algo de errado…

Se esse for o caso, comece com: eu sei que eu também errei. Por quê? Porque isso tira o clima de acusação de cima de quem você considera culpado. Essa atitude abre espaço para uma conversa franca, onde ambas as partes reconhecem sua parcela de erro e se colocam ao dispor de uma possível conciliação.

4-) Diga “Na minha opinião”

Como ninguém é dono da verdade, essa frase o isenta da responsabilidade de sê-lo. Na minha opinião, na minha visão deixam a conversa como deveria ser: todos tem opiniões e tentaram concordar com parte delas. Ninguém se coloca como dono da razão. Afinal, quem gosta de pessoas arrogantes ou prepotentes?

5-) Evite a discussão

É muito difícil vencer uma discussão, mesmo você estando com a razão, afinal todos acham que estão com a razão senão não estariam discutindo. Esse tipo de situação faz com que percamos amigos e credibilidade, magoemos entes queridos e ninguém ganha nada com isso.

Concluindo, brigas familiares são difíceis de evitar, pois envolvem os dois lados da mesma questão: vítima/agressor, acusador/injustiçado… E a maioria se coloca no papel de vítima injustiçada, o que torna mais difícil uma conversação assertiva e franca. Tente sempre racionalizar e ver o quanto a pessoa que está brigando está se desgastando física e emocionalmente. Aplique as dicas acima e deixe a situação mais branda e fácil.

Deixe seu comentário no blog ou se inscreva em nossa lista para receber mais dicas e conteúdo sobre relacionamento e comunicação.

Quer aprender mais? click no link abaixo e conheça o curso Comunicação no Ponto Ceto: http://beneleme.com/curso-de-comunicacao/