Por quê as empresas não vendem?

Por quê as empresas não vendem? Eis a questão! A resposta para essa pergunta daria mais 2.000 linhas, num trabalho para mestrado, etc,etc,etc, mas vamos resumir neste artigo as três causas mais comuns para este fato aterrorizante tanto para os empreendedores inciantes como para aqueles que já montaram seu negócio, seja físico ou na internet.

Público Alvo

Errou o público alvo, não vende! Não tem o que fazer! Mas você sabe o que é público alvo? Público alvo é o grupo de pessoas que você escolhe para vender seu produto. É seu alvo de vendas. Muitos caem no erro de querer vender para todo mundo. É um engano que pode levar sua empresa a falência. Sempre tenha em mente seu público alvo. 

Agora como saber seu público alvo?

Você pode fazer isso da seguinte maneira:

  • Definir se é homem ou mulher;
  • Definir qual emprego a pessoa tem;
  • Definir se é criança,adulto ou terceira idade;

Então baseado nessas informações você já pode direcionar seu trabalho de marketing.

Atendimento

Em geral, os atendentes não são treinados para o serviço que estão fazendo, muitas vezes deixando a desejar no atendimento. Isso causa aborrecimento nos clientes, o que os leva a comprar menos ou nunca mais comprar seus produtos. A dica é:

Para serviços físicos: seja gentil, pergunte o nome da pessoa, ofereça água ou café, mostre-se interessado(a) nas suas necessidades. Resumindo: deixe o cliente a vontade e estude comunicação para poder melhorar seu desempenho nas vendas.

Para serviços ou produtos via internet: monte uma plataforma para receber este cliente baseado em sua estratégia de Marketing. Por exemplo: se você tem uma lanchonete, deixe um canal na internet como E-mail ou o próprio Facebook para dar informações, cardápios e atender pedidos.

Pós venda

Muitas pessoas vendem o produto e esquecem-se do cliente. Fechou a venda e o atendente não sabe nem mais o nome da pessoa. Portanto aí vai a dica: peça o feedback, pergunte se a pessoa tem alguma sugestão, se gostou do produto ou do serviço.

Bom, são essas as informações que passamos para vocês. Se sua empresa não está vendendo pense: estou com meu público alvo certo? Como está meu atendimento? Como estou tratando meus clientes depois da venda? É isso. Boa sorte e boas vendas!

Inscreva-se

Junte-se a nós e receba dicas e tutoriais de marketing digital

Nós garantimos sua privacidade.